A empresa Transportes Central Pombalense, que conta com camiões preparados para todos os tipos de carga, tem a sua frota composta por cerca de 300 veículos Scania, três dos quais movidos a GNL (gás natural liquefeito).
Os veículos movidos a GNL, têm um motor com uma potência de 410 CV e 2000 Nm de 1100 a 1400 rpm, números equiparáveis aos dos motores a gasóleo com as mesmas dimensões.
“A nossa decisão de apostar em veículos a GNL teve como objetivo diminuir as emissões de CO2 e a pegada ecológica, uma vez que esta é uma preocupação à escala mundial. Uma das principais vantagens de se adquirir um veículo a GNL é a questão económica; e o custo por quilómetro relativamente a um veículo a gasóleo”, afirma Renato Neves, sócio-gerente da T.C. Pombalense.
“Atualmente, utilizamos estes veículos para o transporte a nível nacional, de Trás-os-Montes ao Algarve. A rota é planeada diariamente, serviço a serviço, tendo em conta a necessidade de abastecimento do gás”, explica Pedro António, responsável pelo tráfego da T.C. Pombalense.
Fonte: www.logisticaetransporteshoje.com